
Na última quinta-feira fiz minha carteirinha no Centro Cultural Vergueiro e retirei o livro A Rosa do Povo de Carlos Drummond de Andrade. Além de estar na lista da Fuvest, tinha curiosidade de lê-lo. No mesmo dia li o poema “O Medo” que foi escrito em um momento de opressão e conflito (a Segunda Guerra Mundial e no Brasil, a ditadura) e parei pra pensar um pouco nesse assunto, O MEDO.
Do que nós temos medo?
Drummond diz que “fomos educados para o medo” e não discordo disso (talvez eu veja um outro lado), o medo nos cerca desde pequenos, seja o medo de fazer coisa errada e tomar uma bronca dos pais, o medo de ficar sozinho, o medo do escuro.
Hoje eu continuo tendo medo! Tenho muitos medos! Medos que podem parecer ridículos aos olhos dos outros. Tenho medo da distância, tenho medo da saudade, tenho medo, ás vezes, até da realidade. Tenho medo dos dias de hoje, da violência, tenho medo do amor, mas não tenho medo da amizade.
Hoje tenho medo de não passar no vestibular, tenho medo do que a natureza é capaz, ás vezes até a verdade me faz sentir medo, tenho medo de não casar (desabafo!) ao mesmo tempo que tenho medo do casamento!
Continuo tendo medo do escuro, de levar bronca dos meus pais , ainda tenho medo da solidão.Mas, de todos esses medos o maior deles é o de não sentir medo. Pois acho que o medo é necessário, serve como limite. O medo é como a dor, física mesmo, que serve como um alerta para o nosso corpo. Ele faz liberar hormônios no nosso organismo, como a adrenalina, podendo ser muito bom em certas circunstâncias. O medo , como tudo na vida, tem seu lado positivo e negativo, e todo mundo sente. Resta a nós saber conviver com eles ou enfrentá-los. E você, já parou pra pensar quais são seus medos?
6 comentários:
Bravo, bravo.
Engraçado que quanto mais agente cresce os medos de criança vão ficando mais evidentes.
Eu, apesar de ser machão, tenho medo de dormir sozinho em casa. Aliás, tenho esse medo desde pequeno; a única difenrença agora é que esse medo é escondido.
Achei linda a frase de que "o medo é necessário, serve como limite". É isso mesmo. Imagina se nós entregassemos nossos corações para qualquer um, sem medo de "quebrar a cara"; com certeza iriamos sofrer com mais frequência.
Mas uma coisa tambem é fato: o medo tem limites. Tem gente que tem medo de tudo, até de ser feliz. O medo tem que ser moderado, dosado e calculado; não se pode pecar nem pela falta nem pelo excesso.
Enfim.
Adorei sei texto Min.
Muito bom, muito bem escrito.
Parabens.
Medo?
o medo realmente pode servir como um moderador do que fazemos e do que somos...
tenho medo de minucias, tenho medo de coisas grandes, o medo esta em mim, o medo esta em você. Talvez somos o que somos e fazemos o que fazemos (dentro de certos limites) devido a esse medo que nos rodeia...
Sabe aquele medo que da na hora de pular de skycoaster? esse é um medo positivo, ao meu vee, e eu adoro sentir isso...o medo tem a capacidade nos fazer corajosos! sacou?
Adorei o texto
beijoooooo minnnn escritora =**
Morro de medo de muita coisa... vc tem um tempinho?
hehe
gostei de te ver escrever e adicionei teu blog nos meus links amigos!
beijo miiiin!!!
Yaaas..
Estou para comentar aqui faz tempo...
Lindíssimo o texto, eu já tinha uma previa dele antes, afinal já haviamos discutido ele em sala de aula, otimo assunto, alias quero ler 'a rosa do povo'.
Ontem eu estava voltando do teatro com a minha mae, e viemos conversando sobre a época da segunda guerra e da ditadura de vargas, foi uma longa discução pois ela é a favor da ditadura e eu não, então já viu né, e o engraçado é que caimos justamente no assunto medo, e eu juro que não lembrei do seu texto.. engraçado como esse assunto está tão presente em nossas vidas e muitas vezes nós nem percebemos e/ou escondemos ele.
Eu quando pequena era uma medrosa, tinha medo desde formiga (eu sempre saia correndo e gritando minha prima e meu irmão riam por isso), até os ETs, espiritos e jacares que eu via de noite no meu quarto (mais ai já foi um trauma, até em psicologo eu fui parar, qualquer dia eu te conto essa longa historia)...
Hoje em dia já não tenho esse medo, afinal sei que eu posso pisar na formiga quando ela me encomodar e ainda não sei se os ETs e Espiritos existem, mas sei que eles junto com os jacares não estão no meu quarto!
Porem vieram outros medos, o medo de não passar no vestibular, ou o medo de ser assaltada um dia!
é estranho, nunca vamos estar sem medo!
beijooos floor!
amo tu!
Ja tinha lido mas não comentado ne gata? (comentario nada cult!)
Ahh medo, parei pra pensar e descobri que tenho medos desnecessarios, e que muitas vezes nao o tenho quando deveria ter.
Meu pai diz que temos medo daquilo que não conhecemos.. e acho que é exatamente isso, tdu que nao dominamos nos assusta. Não tenho mais medo do escuro! =D
hah te amo mimin
beijos
sensacional!
beijos
Postar um comentário