terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Peque o quanto puder"


Os 7 pecados capitais são: preguiça, inveja, ira, avareza, vaidade, gula e luxúria. Tá, para a fita vai (“fita” denuncia minha data de nascimento, né?)! Afinal, o que é pecado?

Ouvimos o tempo todo essa história de pecado, até novela na globo já teve pecado no meio do nome. Pecado está como amor, já virou carne de vaca!

Não é? Tudo virou pecado. Eu sou um pecado. Quem não é ou nunca cometeu pelo menos um deles? Para provar a minha tese e descobrir o que é, exemplificarei os pecados:

Preguiça. Quem nunca passou uma tarde fria sem fazer nada, vendo tv, comendo pipoca, debaixo do cobertor? Ou dormiu na rede da praia enquanto esperava o almoço com aquela preguiça danada?

Inveja. Vai dizer que você quando era pequena não invejou aquela boneca da Estrela que pulava-cantava-e-sapateava que a sua amiga ganhou de natal? Ou aquela bola de futebol da Copa super cara que só o engomadinho do prédio ganhou no dia das crianças?

Ira. Bom, morando em São Paulo esse nem precisa de exemplos, mas só pra ficar claro, sabe aquela sexta-feira chuvosa, você às 18h dentro do ônibus, tudo alagado, recorde de congestinamento? Ui, chego até a ficar empipocada só de imaginar (ou pior, de lembrar...)

Avareza. Mais um pecado fácil de cometer morando em São Paulo (ou em qualquer país subdesenvolvido), quando negamos um trocado nos semáforos (não quero aqui discutir se é certo ou errado dar esmola, sem questões políticas, ok?)

Vaidade. Assim como todos os outros pecados, a vaidade tem intensidades, de modo que existem pessoas super-vaidosas e vaidosos mais lights. Mas não acredito que exista uma pessoa sem vaidade alguma, que não se olhe pelo menos uma vez no espelho sem sair de casa ou goste de se sentir bonita na roupa em que está vestida.

Gula. Rodízio de pizza ou de comida japonesa, quer melhor exemplo? E não venha me dizer que nunca foi em um...

E por fim, luxúria. Er..bom, acho que essa dispensa comentários.

E então, depois de tudo isso não dá pra negar que pelo menos uma vez na vida tenha se cometido um pecado, não é? Mas e quanto a definição? Bom eu acho que esse papo de pecado é uma grande besteira, como diz Lulu Santos “Acho que é bobagem a mania de fingir negando a intenção”. 

Quanto a vocês eu não sei, mas eu vou continuar cometendo meus pecadinhos, vou continuar sendo um e assim como o Chico, “quero inventar o meu próprio pecado”. ;)



4 comentários:

Unknown disse...

Tassoulinha, belo post e acima de tudo a foto escolhida tá muito cat!Hahah.
Você só não mencionou o orgulho, que dá origem a todos os outros pecados da lista..

MIN disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
tata disse...

Se os pecados são contabilizados ,classificados e explicativos...
O mundo é um porre.

min disse...

Brigada Yanão e não citei o orgulho pq ele foi desconsiderado por Tomás de Aquino no século XVII. Mas realmente ele deu origem a todos os outros!

PS: ah, esqueci d mencionar que a frase do título é do Arnaldo Antunes. :)

Visitantes: